Real Time Web Analytics

quarta-feira, 1 de junho de 2016


               Duas portas - Dois caminhos



Dinâmica: 


 De aos participante um copo descartável, um cd usado e alguns grãos de feijão. Peça que eles coloquem o copo no chão próximo aos pés, e como cd tampe o copo. Quando você der a ordem  deverão em pé lançar o grão de feijão dentro do buraco do cd. É difícil, mas alguns consegue.


Moral:  o copo simboliza o reino de Deus, o cd simboliza a porta estreita e o feijão as pessoas.

PERGUNTE: QUEM QUER IR PARA O CÉU?
Muitos querem entrar no reino dos céus, mas não querem fazer renuncias, liberar perdão, concertar algumas áreas necessárias, mas são essas atitudes que nos permitem passar a porta.

Ministração   (Mateus 7: 13,14)
- A vida é cheia de momentos de escolhas. Até certo ponto da vida, a escolha é feita por nossos pais. As escolhas espirituais, ninguém pode fazer por nós, nem mesmo nossos pais.
- Aqui, Jesus faz uma advertência contra o caminho fácil, contra os atalhos na vida.
- Existem duas portas. Aporta é um símbolo de entrada, de acesso, de oportunidade.

1 – A porta larga.
- Nela tudo cabe.
- É a coisa mais fácil entrar por esta porta, não precisamos fazer nenhum esforço.

2 – A porta estreita.
- É preciso deixar muita coisa para trás para poder entrar por ela.

O texto também fala de dois caminhos.
 A palavra caminho é sinônimo de estilo de vida ou do modo como uma pessoa vive. 
1 – O caminho espaçoso e confortável.
- Caminho das facilidades, onde o homem dá lugar aos seus desejos impuros e imorais. O caminho espaçoso leva a destruição, desperdício, perda de tudo que é valioso e especial para nossa existência (família, saúde, amigos…), destruição nos fala de limitações, confinamento, uma prisão fria e solitária. O caminho estreito apesar de sacrifícios nos leva a desfrutar das mais ricas bênçãos, e o melhor de tudo… a presença e o cuidado do Senhor em todos os momentos

2 – O caminho estreito e apertado.
- É difícil de caminhar por ele.
- É o caminho da renúncia, onde precisamos abrir mão de muitos prazeres, é o caminho da cruz, do arrependimento, a fé, santidade, dos valores sagrados.
O caminho espaçoso é o que nos leva a perdição é muito fácil e gostoso de se passar. Tudo vem com uma facilidade sem precisar nos esforçarmos, ainda mais se são coisas erradas. Por sua vez, o caminho da salvação se torna mais tortuoso, não porque Deus quer que haja sofrimento, mas porque nosso inimigo vai colocar vários obstáculos, ele tentara de toda a maneira nos derrubar para nos tirar desse caminho, e nós, precisamos nos esforçar, ter fé e coragem e a certeza que se decidirmos continuar, nosso Pai nos livrara de todas as emboscadas.
 “Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição”Dt 30:15.



4 comentários:

  1. são mensagens como esta que a igreja e o mundo precisa ouvir !!!
    Que Deus Te abençoe com mensagens poderosas como essas.
    Irmão Timóteo.

    ResponderExcluir
  2. Devemos parar de procurar atalhos e, outros caminhos. Existe somente um ciaminho; Jesus ele sim nos ajuda e nos leva a entrar pela porta certa.

    ResponderExcluir
  3. Ajudame-Senhor andar sempre no seus caminho e indicar para outras pessoas.Em nome de Jesus amem.

    ResponderExcluir
  4. Ideias ótimas. Amei... Que o Senhor Jesus continue te abençoando cada vez mais.

    ResponderExcluir